Startup de alunos da UFC de Quixadá que oferece cursos para jovens agricultores ganha prêmio de inovação

compartilhar no:
A startup é desenvolvida por alunos da UFC de Quixadá e de outras instituições (Foto: Reprodução UFC)

Quixadá: A startup PlantEdu, plataforma que oferece capacitações a jovens camponeses para que possam desenvolver seus estudos e trabalhos sem sair da área rural, venceu o Prêmio Otimista de Inovação 2022 – Edição Especial 50 Anos do SEBRAE na categoria Futuro. Apoiada pela Universidade Federal do Ceará, a startup já concluiu a primeira turma de um curso ofertado e se prepara para lançar mais duas capacitações nos próximos meses.

A startup é formada pelos alunos do curso de Rede de Computadores da UFC de Quixadá, João Ferreira Lima Neto e Ray Teixeira da Silva. A aluna Rita de Kássia Teixeira da Silva, do Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também integra o projeto, que é coordenado pelo professor da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, Luís Carlos dos Santos.

A PlantEdu é uma das startups apoiadas pelas ações de inventivo ao empreendedorismo na Universidade Federal do Ceará. Em Quixadá, a startup recebe acompanhamento e apoio do INOVE, que encaminha a equipe para outros programas de empreendedorismo e disponibiliza espaço de coworking para o grupo se reunir. “O nosso objetivo é justamente fazer com esses projetos consigam ir pro mercado e se destacar, ir pra fora e ter um benefício externo”, afirma Prof. Paulo Armando Aguilar, integrante do INOVE.

Além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá, o projeto também faz parte do Programa Empreende UFC. Ao longo do ano, integrantes do grupo receberam formação em empreendedorismo inovador, mentorias, conheceram atores do ecossistema inovador e receberam bolsas para conseguirem se dedicar mais tempo ao desenvolvimento do negócio.

“Nascemos a partir de um problema que vivenciamos constantemente na zona rural, o êxodo da juventude para os centros urbanos em busca de oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional. Queremos fomentar a formação de profissionais e empreendimentos no campo para geração de novas oportunidades nessa área”, conta Ray Teixeira, CEO da startup.

O primeiro curso on-line lançado pela plataforma contou com 40 alunos, com integrantes do Ceará e de São Paulo, que aprenderam sobre técnicas de vermicompostagem. Agora o grupo está em fase de aprimoramento desse curso e se prepara para lançar mais dois nos meses de dezembro e janeiro. Um treinamento presencial de Horticultura na Prática já está com matrículas abertas.