Comitê decide aumentar vazão do Açude de Piquet Carneiro de 25 para 100 litros por segundo

compartilhar no:
Reservatório deve chegar a 46% de seu total em janeiro de 2023, prevê Cogerh (Foto: Cogerh Divulgação)

Região Central: A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) vai aumentar a vazão de liberação de água em mais um açude do Ceará: desta vez será em Piquet Carneiro, município da região Central cearense. Os cálculos sobre a vazão foram realizados pela Cogerh e definidos em reunião que teve o aval dos membros da comissão gestora, essa semana.

De acordo com a Cogerh o açude São José II atualmente libera o equivalente a 25 litros de água por segundo. A quantidade dessa vazão será triplicada, ou seja, a reunião entre membros da comissão do açude, que compõe a Bacia do Banabuiú, aceitaram a proposta de liberar 100 litros por segundo. Nos primeiros dias a quantidade liberada será ainda maior, 144 litros por segundo, voltando a 100 litros depois de alguns dias.

A reunião que definiu a nova proposta de alocação negociada no São José II aconteceu essa semana em Piquet Carneiro. Considerando os dados atuais da batimetria do açude e com a simulação de esvaziamento, a previsão é que o São José II chegará no final do Operação (janeiro de 2023) com o equivalente a 46,76% de sua produção. Hoje o açude acumula 66,50% de sua capacidade total.

Não há um documento disponível que mostre até quando a vazão programada na alocação deverá permanecer, nem quando ela vai começar. O nível do açude atualmente é satisfatório, por isso mesmo que os cálculos mostrem que ele deve chegar a janeiro com menos da metade de sua capacidade total, isso não é considerado um risco no quesito problemas com abastecimento para a população.