Incêndio em Banabuiú consumiu quase 50 hectares e foi controlado por Bombeiros depois de quatro horas

compartilhar no:
Carros pipa da Prefeitura auxiliaram equipes do Corpo de Bombeiro na contenção do fogo que foi controlado após quatro horas de trabalho (Fotos: redes sociais)

Região Central: Foram necessárias cinco horas para que as equipes do Corpo de Bombeiros controlassem o incêndio de grandes proporções, registrado nesta terça-feira (20), na comunidade de Governo I, zona rural de Banabuiú. O trabalho da coorporação recebeu auxílio de equipes da Prefeitura do município.

Em contato com o Revista Central, o Capitão Dutra, da comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), confirmu que às 20h da noite, o fogo estava completamente controlado. A operação foi encerrada às 22h.

>> Leia Mais: Incêndio de grandes proporções na zona rural de Banabuiú causa pavor em moradores e mobiliza autoridades

A previsão iniciam é que 94 hectares de área tenham sido consumidas pelo fogo. As chamas de grande proporção causaram medo e espalharam pânico entre moradores de Governo I. O vento forte, típico nestes meses do ano, e a vegetação seca, tornaram o fogo maior porque se alastrou mais rápido.

Às 20h40 da noite de terça, quando imagens do fogo se espalharam pelas redes sociais e uma onda de boatos com versões diversas sobre o incêndio tomaram de conta da população de Banabuiú, o prefeito Edinho Nobre, se pronunciou oficialmente no twitter. Ele disse que estava ciente e que estava “tomando todas as medidas para que tudo seja controlado”.

Corpo de Bombeiros atuaram com duas viaturas ATBs no rescaudo das chamas

Conforme o Capitão Dultra, sete caminhões pipa da Prefeitura de Banabuiú auxiliaram no trabalho de controle do incêndio, que era feito com duas viaturas ABTs. Pelo menos dez moradores da comunidade ajudaram os homens do Corpo de Bombeiros no rescaudo das chamas. Cerca de 41 mil litros de água foram usadas para conter o fogo.

Não há informações confirmadas de quando e como o fogo começou, mas a suspeita inicial é que um morador tenha tentado incendiar uma coivara e ele teria perdido o controle das chamas. No local, o Corpo de Bombeiros apurou junto a moradores que o incêndio tenha começado por volta de 15h.

Nas imagens que se espalharam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, as cenas eram de terror: moradores apavorados e correndo na tentativa de fazer algo que pudesse contornar a situação. Os vídeos mostravam grandes labaredas e uma extensa nuvem de fumaça.