Incêndio de grandes proporções na zona rural de Banabuiú causa pavor em moradores e mobiliza autoridades

compartilhar no:
Fogo se alastrou por uma extensa área e chegou a se aproximar de algumas casas, provocando a evacuação em alguns casos (fotos: reprodução/WhatsApp)

Região Central: Um incêndio de grandes proporções preocupou moradores na região de Governo I, zona rural do município de Banabuiú. O fogo despertou a atenção de autoridades, que se mobilizaram para conter as chamas antes que elas causassem uma tragédia. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no controle das chamas.

Nas imagens que se espalharam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, as cenas eram de terror: moradores apavorados e correndo na tentativa de fazer algo que pudesse contornar a situação. Os vídeos mostravam grandes labaredas e uma extensa nuvem de fumaça.

Carros pipa da Prefeitura auxiliaram equipes do Corpo de Bombeiro no controle do fogo

Segundo relatos de áudios compartilhados por WhatsApp, houve casos de moradores que precisaram evacuar as casas onde morava. Criadores de animais também se mobilizaram durante a noite para salvar o gado. No sertão, esses animais costumam sem a fonte de renda da família, com a venda de derivados como leite e carne.

Não se sabe como o fogo teve início. O Revista Central entrou em contato com a 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Quixeramobim, mas até a publicação dessa matéria, os detalhes não fora repassados. A principal hipótese é de que o fogo tenha começado quando um morador quis queimar restos de lixo e o fogo teria saído do controle.

A noite o fogo já tinha tomado proporções incontroláveis. A vegetação seca e os ventos fortes, comuns a esta época do ano, fizeram com que as chamas se espalhassem mais rapidamente. Preocupados e temendo o pior, moradores passaram a se mobilizar para ajudar no controle do fogo.

Incêndio de alastrou por uma extensa área consumindo a vegetação seca, cerca de propriedades rurais e causando prejuízos

O Corpo de Bombeiros foi acionado e viaturas foram à comunidade de Governo I para apagar o incêndio. A Prefeitura de Banabuiú também enviou caminhões pipi para auxiliar no trabalho dos Bombeiros. O prefeito Edinho Nobre comunicou através do twitter que estava ciente da situação e estava fazendo todo o que era possível.

No final da noite, a informação era que o fogo tinha sido controlado. Uma extensa área de mata seca foi tomada pelo fogo. Cercas de propriedades rurais e plantações foram consumidas. Ainda não se sabe a área atingida pelo incêndio. As causas devem ser apuradas.