Além de Quixadá, TSE amplia ação de tropas federais para Banabuiú, Choró e Ibaretama no 1° turno

compartilhar no:
Segundo o TSE, atuação das equipes de segurança nos municípios é indispensável (Foto: Divulgação)

Região Central: Os municípios de Banabuiú, Choró e Ibaretama, ambos situados na região Centro do estado, vão receber reforço na segurança no domingo de primeiro turno das eleições, com o envio de tropas federais. A determinação foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi publicada nesta terça-feira (27). As informações são do G1.

Conforme a determinação do TSE, o aumento da ação das tropas federais no 1º turno das eleições nestes municípios é considerada “indispensável” para garantir a segurança durante a votação. Segundo o TSE o objetivo é auxiliar na logística – como transportar urnas e garantir segurança em áreas mais tumultuadas, conforme previsto na Constituição.

Há pouco mais de uma semana o TSE já havia decidido que faria o envio de tropas federais para dez cidades cearenses, Quixadá era a única do Sertão Central que até então figurava na lista. Agora, a ação e cobertura do efetivo será aumentada para mais nove cidades. Juntando os dez municípios com os que foram listados, agora, já são 19 municípios orientados a receber as tropas.

No comunicado desta terça, além dos três municípios do Sertão Central, outros seis de diferentes regiões do estado aparecem na relação: Parambu, Alcântaras, Meruoca, Forquilha, Pacajus, Chorozinho e Itaitinga.

A aprovação foi uma resposta à consulta do TSE a todos os Regionais Eleitorais do país sobre a necessidade da atuação das tropas. Devido ao questionamento do TSE, a Comissão Permanente de Segurança do TRE-CE elaborou um levantamento a partir de demandas das 109 zonas eleitorais do estado. Após, essa comissão indicou ser indispensável o reforço da segurança nos dez municípios.