Padre Francisco Otaviano aparece ao lado do papa Francisco após audiência com o pontífice em Roma

compartilhar no:
Padre Francisco Otaviano (à esq.) ao lado de outros bispos com o papa Francisco (Foto: divulgação/Diocese de Quixadá)

Quixadá: A maior autoridade católica do planeta e líder da igreja católica apostólica romana no mundo, o papa Francisco, se reuniu com o administrador diocesano e pároco da Paróquia de São Francisco de Quixadá, padre Francisco Otaviano. O encontro ocorreu agora há pouco, no Vaticano, como parte do roteiro da visita Ad Limina.

O registro do encontro de Francisco Otaviano com o papa foi compartilhado no início da manhã desta quinta-feira (12) pela Diocese de Quixadá. O encontro ocorreu pouco antes das duas da tarde no horário de Roma, que devido ao fuso horário tem uma diferença de cinco horas a mais em relação ao Brasil.

“Dando continuidade à programação da Visita Ad Limina Apostolorum, em Roma, nosso Administrador Diocesano Pe. Francisco Moreira Otaviano, juntamente os bispos que compõe o Regional Nordeste 1 acabam de participar da audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco”, ecsreveu a Diocese de Quixadá através das redes sociais. Na imagem papa Francisco aparece sentado em uma cadeira de rodas. Dias atrás a emissora oficial do Vaticano divulgou imagens do pontífice com dificuldades para se levantar em função de um rompimento nos ligamentos do joelho.

Mais cedo, antes da foto onde aparece ao lado do papa e com mais outros dois bispos, Francisco Otaviano compartilhou um vídeo onde deixou uma mensagem para os fiéis diocesanos, sobre os detalhes do encontro que teve com a Santidade, o papa Francisco. Na mensagem de menos de um minuto ele destacou a importância da reuinião.

A visita era um dos pontos altos da Ad Limina, uma espécie de agenda oficial de bispos do nordeste e do Ceará cumprem no Vaticano. Segundo os preceitos católicos a Visita Ad Limina representa expressa a comunhão entre a Igreja Universal, presidida pelo sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, e a Igrejas locais (dioceses), presididas pelos sucessores dos Apóstolos, os bispos. Dividida em três momentos, o ponto alto da Visita é quando os bispos apresenta ao papa um relatório sobre as questões que envolvem suas dioceses e escutam do Sumo Pontífice os conselhos para contornar situações adversas.

O encontro faz parte de uma agenda instituída pelo próprio Vaticano com bispos de todo o País. Como o cargo em Quixadá está vacante, desde a renúncia do então bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli, Francisco Otaviano participou do encontro como administrador da Diocese, cargo pelo qual foi eleito pelo colégio de consultores. A agenda oficial termina nesta quinta-feira (12).