Autoridades ainda não sabem quem é o homem que matou dois policiais federais em Fortaleza

compartilhar no:
Os policiais federais atuavam na coorpoeração no grupo de motopatrulhamento e eram especialistas na segurança de autoridades (Foto: divulgação)

A Polícia Federal do Ceará ainda não sabe quem é o homem que matou os dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira (18), próximo ao viaduto da BR-116, em Fortaleza. O crime será investigado e entre as apurações, deverá constar o trabalho minucioso para chegar á identidade e o histórico do assassino, que também foi morto.

Durante toda a manhã desta quarta, desde que o crime foi anunciado, informações falsas sobre a possível identidade do homem circularam em grupos de WhatsApp. Nenhuma delas trazia a informação concreta sobre o criminoso. A Polícia Federal deve estar à frente das investigações para apurar o crime.

No entanto, há vídeos que circularam em grupos de WhatsApp que deverão ser utilizados na investigação que a Polícia vai fazer. Um desses vídeos mostra o homem andando entre os veículos, no meio da BR-116. Ele andava a passos lentos, mesmo com o enorme fluxo de carros que costumeiramente passam por aquele trecho diariamente.

Os policiais mortos foram identificados por Márcio Hélio Almeida de Souza, de 52 anos, e Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho, de 43 anos. Hélio era natural de Baturité e já atuava na PRF desde 2006. Seu colega, Raimundo, tinha entrado na coorporação um ano antes, em 2005, e era natural de Viçosa do Ceará. Segundo a PRF, ambos atuavam na Grupo de Motociclismo Regional (GMR) da PRF e eram especialistas em escoltas de autoridades.

A forma como o andarilho matou os policiais também chama a atenção e intriga as autoridades em segurança pública: Hélio e Raimundo faziam um trabalho de reordenamento no trânsito depois de um acidente, que havia deixado o fluxo de veículos lento no viaduto da Oliveira Paiva. O suspeito se aproxima, entra em luta corporal com os PRFs, consegue tomar a arma de um dele, e atira matando os dois.

Um vídeo feito por um cinegrafista amador, de dentro de um carro, flagrou a ação. Um outro policial que estava de folga e passava pelo local, atirou contra o suspeito na tentativa de imobilizá-lo, mas ele não resistiu e morreu. Durante toda a manhã desta quarta diferentes batalhões da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), fizeram um trabalho de buscas em todo o entorno da BR-116, pois havia a informação extraoficial de um segundo suspeito, mas ninguém foi preso.

A governadora do Ceará, Izolda Cela, lamentou a morte dos profissionais de segurança. O assunto também foi pauta de muitos dos discursos do dia na Assembleia Legislativa do Ceará. A PRF lamentou o fato em nota. “O falecimento dos nossos policiais entristece toda a instituição. Manifestamos irrestrito apoio à família e nossa solidariedade a familiares e amigos neste momento de dor”.