Dados da Funceme mostram que já choveu mais da metade do esperado para todo mês de março em Quixadá

compartilhar no:
Chuvas no município podem até parecer poucas, mas estão dentro da média esperada (Foto: arquivo RC)

Quixadá: Apesar de parecer pouco, as chuvas em Quixadá estão praticamente dentro da média do esperado para março. Passado as duas primeiras semanas do mês, já choveu mais da metade do que é previsto para os 31 dias do período, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o órgão, o esperado pelas chuvas de março é de 166 mm. Este ano, até o dia 14 de março, já havia chovido 90 mm do total esperado, ou seja, um percentual de 55% de todo o volume pluviométrico aguardado para o mês atual.

Fazendo os cálculos na ponta dos dedos nem dá para notar tanta diferença assim. Em março de 2021 choveu 9 dias das primeiras duas semanas, segundo as informações da Funceme. Em março deste ano foram 10 dias de chuva, apenas um a mais do que o igual período do ano passado.

Os dois primeiros meses do ano, no período da pré-estação, também não foram de tanta diferença assim, se comparado com os anos de 2022 e 2021. Em janeiro e fevereiro de 2021 choveram 28 dias, mesma quantidade de dias dos meses de janeiro e fevereiro do atual ano.

Apesar da pouca diferença, fato é que em março do ano passado, o mês fechou no vermelho, com um déficit de 11% a menos do volume de chuvas que é aguardado durante todo o mês. Esse dado, embora pareça pouco ou quase nada, possui um pedo enorme quando analisado a partir das demandas do reservatórios: com menos chuvas, eles secam mais rápido.