Quixadá e Canindé estão na lista de cidades que recebem projeto de fortalecimento do movimento cultural

compartilhar no:
Dança, arte urbana, teatro entre outros movimentos, se apresentarão nos municípios que recebem o projeto (Foto: divulgação)

Região Central: Os municípios de Quixadá e Canindé estão na lista de 15 municípios que vão receber ações de potencialização e descentralização da cultura, através do programa Circula Ceará, uma iniciativa de incentivo à cultura firmada pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) com a Fundação Nacional das Artes (Funart).

A abertura acontece nesta terça-feira (9), no município de Canindé, com apresentações de grupos, oficinas e atrações que seguem até o próximo dia 13 de novembro. Quixadá está na lista dos municípios contemplados, mas as ações só devem ocorrer a partir do ano de 2022, de acordo com as informações da Secult.

Durante sete meses de circulações gratuitas e abertas de grupos e artistas de teatro, música, dança, circo, cultura popular, fotografia, literatura e arte urbana, o projeto Circula Cearpa busca promover o incentivo e a participação popular a movimentos e coletivos de cultura.

Ao todo Serão 141 grupos e artistas beneficiados, bem como as populações de Canindé, Pacoti, Sobral, Horizonte, Russas, Icapuí, Crateús, Tauá, Itapipoca, Camocim, Viçosa do Ceará, Quixadá, Limoeiro do Norte, Icó e Juazeiro do Norte.

Conforme as informações detalhadas do projeto, atingindo 14 macrorregiões do Estado, o projeto irá possibilitar circulação para um total de 20 grupos de teatro, 25 de música, 20 de dança, 18 de circo, 18 de cultura popular e tradicional, 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Além da parceria entre Secult e Funarte, o Circula Ceará – realizado pela Assum Preto Produções – tem ainda o apoio das prefeituras dos municípios selecionados, da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e do Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).