Caridade é a segunda cidade do Ceará que menos aplicou D1 na população contra o coronavírus

compartilhar no:
Vista da cidade de Caridade, no Sertão Central (Foto: Sistema Verdes Mares)

Região Central: O município de Caridade, no Sertão Central, é o único da região e um dos quatro municípios do Ceará que ainda não atingiram nem 50% do público vacinado com a primeira dose da vacina contra Covid-19. As informações foram apuradas pelo jornal Diário do Nordeste.

De acordo com dados do IntegraSUS quase 70% da população cearense em geral já foi vacinada com a D1 dos imunizantes contra o coronavírus, mas na contramão deste percentual, quatro dos 184 municípios cearenses ainda não vacinaram sequer metade de sua população com a primeira dose.

Entre essas cidades Caridade ocupa o segundo lugar como a que menos aplicou a D1 das vacinas, com apenas 45% da população imunizada com a primeira dose, ficando atrás somente do município de Catarina, que se mostrou como o município com o menor número da população vacinada, com 42%. A lista é completada por Morrinhos e Arneiroz.

Apesar de utilizada como referência e por ser a base de dados de maior confiabilidade em se tratando de índices da Covid-19, o IntegraSUS as vezes demora para atualizar os dados. Foi essa a justificativa lançada pela secretária de saúde de Caridade ao Diário do Nordeste.

“a plataforma que é utilizada pela Secretaria de Saúde encontra-se desatualizada, não sendo responsabilidade do município as informações divergentes”, afirmou Luciane Cavalcante. Ela ponderou que, ao contrário do informado pela plataforma, “a quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose ou dose única em 20 de outubro é de 10.739 o que equivale a 56,14%, considerando a população acima de 12 anos”.

“A secretaria já realizou e continua realizando diversas campanhas através da rádio local, das redes sociais e carros de som para incentivar a população a realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital, de modo a garantir a vacina contra Covid-19”, salientou Jucianne ao jornal.