Banabuiú anuncia elevação acadêmica e 40 professores da rede pública terão aumento de salário

compartilhar no:
Edinho Nobre, prefeito de Banabuiú, durante anúncio da elevação acadêmica no salário dos professores (Foto: ascom Banabuiú)

Região Central: O município de Banabuiú anunciou que vai passar a oferecer ganhos a mais nos rendimentos dos professores da rede pública a partir da titulação profissional que possuem através de um processo de elevação acadêmica. Cerca de 40 profissionais aguardavam a mudança de nível e serão beneficiados com a iniciativa.

A informação foi confirmada no último dia 15 de outubro, data dedicada ao professor, pela secretária de educação, Imaculada Silveira, e pelo prefeito Edinho Nobre, durante uma transmissão ao vivo. O secretário de planejamento e gestão pública, Marcílio Coelho, também esteve presente ao ato.

Secretária de educação de Banabuiú, Imaculada Silveira: “justiça com os professores”

A elevação acadêmica ocorre quando um professor obtém um título e tem a possibilidade de aumento salarial condizente com sua categoria. A conquista era aguardada pelos profissionais há vários anos. “A luta ganha pela classe dos profissionais da educação é mais uma reafirmação do compromisso com a causa pública e um avanço para a educação banabuiense. Valorizar nossos professores com condições de trabalho e salários dignos é direito deles e dever nosso”, lembrou o prefeito Edinho Nobre.

Imaculada Silveira lembrou que a iniciativa representa uma to de justiça com os professores e que a ação pode ajudar a otimizar a qualidade do ensino. “Hoje, quarenta professores passam a ter o direito de ter seu nível acadêmico reconhecido e a ganhar seus salários com valores ajustados condizentes a sua formação. Como gestores, precisamos de políticas públicas para que as escolas tenham condições de andar, é através da educação que vamos ver sonhos se concretizando e o que pudermos fazer para dar condições de funcionamento, estaremos aqui”.

A secretária ainda lembrou que a valorização dos professores é uma premissa básica, tendo em vista seu papel indispensável, como no período de pandemia. “Na pandemia a gente viu o quão é fundamental o trabalho dos professores e é dentro da escola que a gente forma cidadãos, percebemos que muitas coisas podem ser substituídas, mas o professor, não”.

Edinho Nobre complementou ao dizer que olha pela causa da educação há vários anos e que graças a um trabalho de organização financeira, permitiu que esse investimento fosse realizado. “Desde quando assumi essa gestão me prontifiquei a olhar com carinho pela classe e pela causa e, fruto disso foi a aplicação do estudo de impacto financeiro que a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública fez com muita maestria e que, após concluído nos permitiu dar este passo”, falou.