Vereadora propõe educação de trânsito no currículo escolar no município de Canindé

compartilhar no:

educacao_transito

É necessário universalizar o conhecimento das normas de segurança já nos bancos escolares.

A vereadora Zeleide Araújo(PRB) vai propôs na Câmara Municipal de Canindé, projeto de Lei, que inclui no currículo escolar do Município, a disciplina para educação no trânsito. De acordo com a redação, o projeto visa preparar e esclarecer as crianças sobre a necessidade de convivência saudável no trânsito. 

Para a vereadora, as causas mais comuns de acidentes resultam em mais mortes e, segundo especialistas, estão associados ao erro humano. “É necessário universalizar o conhecimento das normas de segurança já nos bancos escolares, como acontece com matemática, português, história entre outras disciplinas”. 

Em entrevista ao site Canindé Online, a vereadora disse que mais importante do que reconhecer o trabalho implantado no estado nos últimos anos é entender que o número de vítimas fatais continua indicando que estamos enfrentando uma batalha mais complexa e sangrenta do que as guerras tradicionais. 

‘’Não há dúvida que a Operação Lei Seca — instituída pelo Governo Federal e fruto de parceria entre a Secretaria de Governo do Ceará, o DETRAN, com a participação importante do Demutran, e a Guarda Municipal de Canindé tem sido o principal fator para queda do índice de mortes no Ceará e em Canindé’’, frisa. 

‘’Para tanto, é preciso aprovar na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, Congresso Nacional um projeto de lei prevendo a inclusão da disciplina EST, a fim de que aulas expositivas, teóricas e práticas, sobre o assunto passem a fazer parte das atividades nos estabelecimentos de ensino de todo o país’’. 

‘’Quando essa conscientização for alcançada por todos, temos certeza de que o índice de acidentes cairá vertiginosamente, as vidas serão preservadas e o trânsito ficará mais cordial. Também, os candidatos a motorista chegarão às autoescolas bem formados quanto à segurança do trânsito e, por consequência, a carga horária das atuais aulas teóricas cairá de 45 horas para a metade, ou, talvez, seja desnecessária’’, acredita Zeleide.

 

 

Escreva algo