Sesa capacita profissionais para substituição de vacina antipólio em Quixadá

compartilhar no:

vacinacao_polio

A poliomielite foi erradicada no Ceará em 1988 e, no Brasil, em 1989. Há 28 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Estado.

A Secretaria da Saúde do Estado inicia nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, as oficinas macrorregionais para apresentação das estratégias para a erradicação da poliomielite no mundo até 2018. A partir de abril deste ano, os países devem substituir a vacina oral trivalente pela oral bivalente, principal estratégia do plano de erradicação da paralisia infantil, que deve ser adotada globalmente e de forma simultânea em todos os países que ainda utilizam a vacina oral, como o Brasil, onde a poliomielite foi erradicada em 1989. A primeira oficina de capacitação dos coordenadores de imunizações dos municípios e das coordenadorias regionais de saúde acontecerá em Fortaleza, no auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, a partir das 10 horas, envolvendo as regiões de saúde de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Itapipoca e Cascavel. 

O Brasil é um dos países que mais consegue vacinar e já eliminou doenças graves de circulação. A poliomielite foi erradicada no Ceará em 1988 e, no Brasil, em 1989. Há 28 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Estado, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde mobilizam todos os anos as famílias para a Campanha Nacional de Vacinação. Há alguns países ainda com registro de casos, onde a poliomielite é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde. Hoje a doença afeta um número reduzido de crianças ao redor do mundo. No entanto, essa situação pode mudar rapidamente se a erradicação não for completa, uma vez que a doença tem potencial epidêmico. A substituição da vacina oral trivalente pela oral bivalente é parte de um processo gradual que deverá ser concluído entre 2019 e 2020 o encerramento da utilização de vacina oral contra a pólio em todo o mundo. 

As oficinas de capacitação de coordenadores de imunização terão continuidade no dia 1º de março, terça-feira, em Quixadá, para os municípios das regiões de saúde da Macrorregião do Sertão Central; 2 de março, quarta-feira, em Limoeiro do Norte, para os municípios das regiões de saúde da Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe; 3 de março, quinta-feira, em Sobral, para os municípios das regiões de saúde da Macrorregião de Sobral; e em 4 de março, sexta-feira, em Juazeiro do Norte, para os municípios das regiões de saúde da Macrorregião do Cariri.

 

Escreva algo