“Um ano de muita chuva” – esse é o prognóstico dos profetas, em encontro na cidade de Quixadá

compartilhar no:

profeta_da_chuva_Ant_leiteiroAgora, basta preparar o terreno, esperar as chuvas e plantar muito, para que em junho as festas de São João sejam com muita fartura na mesa dos sertanejos.

Homens sertanejos e alguns com as mãos bastante calejadas, é o sinal que eles vivem muitos anos na roça, criaram a família e tem experiência de uma difícil vida sustentada no torrões das Terras dos Monólitos. Esses cidadãos, antes anônimos, simplesmente, viraram celebridades, isso porque são os “profetas da chuva”.

Na manhã deste sábado, 10, foi realizado o XIX Encontro dos Profetas da Chuva, na cidade de Quixadá, no Sertão Central, evento que virou tradição e já faz parte do calendário climático. Homens e mulheres desafiam a tecnologia e mostram o conhecimento empírico para a apreciação população; em 2014, a maioria errou os seus prognósticos.

Os profetas e profetisas da chuva usam como instrumentos para as suas previsões a sintonia com a natureza, rituais, a observação dos ventos, formigueiros, cupinzeiros, casas joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras “experiências”, como são chamadas as fontes de seus estudos, feitos a partir de observações ao longo do ano, que prenunciam como será a próxima quadra chuvosa do Ceará.

Entre eles existem divergências, poucos dizem que em 2015 será uma seca na região, outros preveem chuva semelhante ao ano passado, como é o caso do experiente e respeitado Francisco dos Santos, o profeta “Chico Leiteiro”, 76 anos, acredita que será um ano de chuva regular, “vai ser bom para colheita, alguns açudes pequenos vai sangrar, mas não terá alagamento”. Ele que faz previsão há mais de 65 anos.

“Vai chover muito em 2015”, essa é o prognóstico de Erasmo Barreira, mas em 2014 errou suas previsões. Acredita que as fortes chuvas só terão inícios a partir do dia 20 de fevereiro, afirmando que terá um “toró d’água”. Dentre os sertanejos com pouca leitura, encontra-se o estudioso no assunto, Helder Corte, acertou que em 2014 não seria um ano de muitas chuvas, e a sua previsão para 2015 é bem parecida, “nada demonstra que vai ser um ano de muita chuva”. O profeta Josué, foi o mais otimista: “vai ser um inverno de muita chuva, isso a partir de janeiro”.

No geral, a maioria acredita que será um ano de muitas chuvas na região do Sertão Central cearense. Agora, basta preparar o terreno, esperar as chuvas e plantar muito, para que em junho as festas de São João sejam com muita fartura na mesa dos sertanejos.

Veja as fotos do evento

Escreva algo