“Quixeramobim Limpo”: sete Secretários são afastados na operação que apura desvio de verbas

compartilhar no:

Operao_Quixeramobim_Limpo0104A justiça determinou o afastamento de gestores, e cumpriu 20 mandados de busca e apreensão.

50 agentes e 15 delegados da Polícia Civil do Ceará, desencadearam, nesta quinta-feira, 21, uma mega operação na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Denominada de operação “Quixeramobim Limpo”, teve como autor o Ministério Público do Estado do Ceará.

Conforme o MP, o objetivo da operação é apurar fraudes licitatórias, da ordem de R$ 7 milhões, supostamente praticadas por uma suposta quadrilha infiltrada na gestão municipal. No âmbito do MP, os trabalhos foram desenvolvidos pela Promotoria de Justiça de Quixeramobim, pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Os juízes, Fabrício Vasconcelos Mazza e Fabrícia Ferreira Freitas, determinaram o afastamento de sete (7) gestores públicos (secretários de Saúde, Educação, assessor jurídico do gabinete do prefeito e presidentes de autarquias municipais). Além disso, eles expediram 20 mandados de busca e apreensão, que incluem a sede da Prefeitura de Quixeramobim. Foram encontradas inúmeras licitações com documentos pendentes de assinaturas.

Em entrevista ao portal Revista Central, o delegado da Polícia Civil de Quixeramobim, Dr. Eduardo Tomé, disse que, pediu o reforço ao Delegado Titular da Polícia Civil do Ceará, Carlos Dantas, para dá suporte no cumprimento de buscas e apreensões, em 20 locais distintos, “todos os mandados cumpridos tinham ligação com secretários, fornecedores, assessores e algumas pessoas contratadas”. Uma equipe prendeu um empresário fornecedor de alimentos a prefeitura, “com o empresário tinham três armas, uma pistola 380, registrada, mais uma espingarda calibre 12 e um revólver com numeração raspada, ele foi preso em flagrante”, acrescentando que, “toda a operação da polícia civil tem o cuidado de reforçar o local alvo”.

Todo o material está devidamente apreendido e lacrado, e será enviado à Justiça da Comarca de Quixeramobim. Nossa equipe tentou falar com assessores do prefeito Cirilo Pimenta, mas ninguém quis se pronunciar, a única informação foi que o prefeito estava em Brasília.

Veja mais fotos da Operação “Quixeramobim Limpo”:

Escreva algo