Quixadá será a primeira cidade do Sertão Central a ter uma academia de letras

compartilhar no:

mapa_sertao

Os idealizadores convidam os escritores do Sertão Central que tenham obras publicadas a se filiar.

Será fundada em Quixadá, a primeira Academia de Letras do Sertão Central, iniciativa é do Jornalista e Radialista Wanderley Barbosa, Escritor João Eudes Costa, Ângela Borges e do Juiz Federal e escritor Dr. Marcos Mairton. O grande evento cultural está programado para o dia 25 de julho no auditório da Câmara Municipal de Quixadá.

O assunto vinha sendo discutido desde março de 2011, depois que o radialista retornou para sua terra natal, e em várias conversas com o escritor quixadaense João Eudes Costa que é também seu primo, que depois de várias reuniões resolveram juntos encarar este grande desafio cultural para o engrandecimento das letras do sertão central cearense.

O destino quis, ao instalar uma vara da Justiça Federal e que fosse nomeado para ser o títular o Dr. Marcos Mairton Silva, que ao saber da presença do magistrado em Quixadá, de imediato foi dar as boas vindas e por conhecer bem o lado cultural do Juiz aproveitou para convidá-lo a ser membro da academia, já que o mesmo é autor de vários livros e que já recebeu inúmeros prêmios por ser um dos maiores ativistas da cultura nordestina.

No mesmo dia do lançamento da Academia Quixadaense de letras, o magistrado federal irá lançar mais uma de suas obras literária, “O mistério dos monólitos de Quixadá”, onde retrata através de cordel as lendas e curiosidades do município. Quixadá foi agraciada pela identificação entre ela e o magistrado, devido o afetuoso acolhimento dos seus habitantes. A publicação, editada pela Ensinamento Editora, de Brasília, inclui também o cordel “Um momento de luz”, formando assim um livro de 80 páginas, com ilustrações de Valdério Costa.

O magistrado federal em conversa com seu amigo Wanderley Barbosa revelou: “Faço questão que o primeiro lançamento seja em Quixadá, de preferência no dia do recebimento do meu título de Cidadão Quixadaense, marcado para o dia 25 de julho de 2012, data da fundação da nossa academia”.

Os idealizadores da Academia Quixadaense de Letras convida a todos os escritores do Sertão Central cearense que tenham obras publicadas, e que estejam interessados em fazer parte da academia, que entrem em contato com os organizadores do movimento literário: wanderleybarbosa@r7.com   ou joaoeudescosta@hotmail.com

 

 


Escreva algo