Quixadá: Casa de Saberes Cego Aderaldo promove a primeira edição do projeto Casa em Sons e Cenas

compartilhar no:
No dia 22 de dezembro, acontece a primeira edição do projeto Casa em Sons e Cenas.- Sons que Contam Histórias e Cenas que Despertam Saberes. Foto: divulgação

Região Central: A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), acontece a primeira edição do projeto “Casa em Sons e Cenas” nesta sexta-feira (22).

“Casa em Sons e Cenas” é o projeto que se propõe a criar uma experiência envolvente e diversificada, integrando diversas formas de expressão artística no equipamento cultural.

Nesta sexta-feira, teremos uma programação que marca o encerramento das atividades do ano de 2023. Evento cultural que envolve oficina, música, teatro, audiovisual e economia criativa na Casa de Saberes Cego Aderaldo, que tem o objetivo de enriquecer a experiência cultural e proporcionar uma celebração única. Nesta programação você tem uma imersão dentro á arte e à cultura.

É importante ressaltar a oficina Quilombo é criativo: Cultura Africanas e Indígenas na concepção da Animação em Máscaras e Bonecos destaca a conexão profunda entre animações e a criação de bonecos, tecida por matrizes diversas e distintas, influenciadas por fatores geográficos e culturais.

Durante a oficina, os participantes serão conduzidos pela elaboração de máscaras, explorando estéticas que homenageiam as ricas culturas africanas e indígenas brasileiras. Além disso, será uma oportunidade para refletir sobre a riqueza cultural única de nosso Nordeste.

Durante a programação , teremos o projeto audiovisual a exibição “Memória da Memória” de Idson Ricart, logo após apresentação teatral do projeto “Teatro dentro de Casa” de Renato Humaitá.

E para continuar nossa noite, teremos o Forró do Rasta com Júlio Jamaica. Essa apresentação representa uma luta contínua pelo fortalecimento da cultura nordestina, sendo um autêntico resgate cultural regional que enaltece as raízes musicais brasileiras. Além disso, o projeto incorpora o reggae, uma herança musical de nosso povo irmão africano, resultando na harmoniosa fusão conhecida como xotereggae. Além de proporcionar à população uma experiência musical dançante de qualidade, que funde elementos do xote nordestino com o ritmo jamaicano do reggae. A proposta destaca composições autorais, combinadas com clássicos de renomados cantores nordestinos, como Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Caetano Veloso, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alceu Valença, Flávio José, e do ícone do reggae, Bob Marley, entre outros.