Universitários da UFC e IFCE realizam ato nas ruas de Quixadá para melhorar transportes

compartilhar no:

manifestantes-UFC_iFCeFicou marcada uma audiência pública para discutir a situação dos alunos na próxima quinta-feira, na Câmara Municipal.

Estudantes ligados a Universidade Federal (UFC – Quixadá) e Instituto Federal do Ceará (IFCE-Quixadá) estão passando por dificuldades na locomoção para chegar até as instituições, localizadas no entorno do açude Cedro. Sem solução entre os órgãos públicos, eles resolveram fazer uma manifestação contra a superlotação dos veículos cedidos pela Prefeitura Municipal de Quixadá. As instituições de ensino e os acadêmicos afirmam que a prefeitura se comprometeu em fornecer gratuitamente os transportes desde do início da instalação das unidades.

Os manifestantes acompanharam no Centro Administrativo Financeiro e em seguida foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Dário Queiroz, e os secretários de Planejamento e Finança, Hernando Queiroz e Educação, João Batista. Os gestores receberam uma comissão composta de alunos, que trouxeram reivindicações acerca do transporte universitário.

Matéria Relacionada
Sem transportes: Estudantes da UFC e do IFCE estão sendo prejudicados

Segundo os acadêmicos, devido ao crescimento constante do número de alunos nessas entidades, a quantidade de ônibus que o município disponibiliza para o transporte dos alunos quixadaenses está se tornando insuficiente, e que para sanar o problema em curto prazo é necessário que haja no mínimo cinco ônibus para realizar o transporte dos acadêmicos. Assim solicitou a comissão formada pelos alunos Dalmo Ferreira e Dyêgo Luan (Sistema de Informação); João Pedro (Integrado Edificações); Marcelo Viana (Licenciatura em Química); Halany Martis (Tecnologia em Agronegócio) e a senhora Francisca Marlí, representante dos pais de alunos.

Por sua vez o secretário de Planejamento e Finanças, Hernando Queiroz, afirmou que apesar de o ensino superior não ser de competência do município, e sim da união, os alunos devem reconhecer que a Prefeitura sempre auxiliou como pôde o desenvolvimento dessas entidades, inclusive arcando com toda a terraplanagem do novo campus da UFC. “Reconhecemos que as reivindicações são justas, e trabalharemos para atendê-las” disse Hernando.

O secretário municipal de Educação, João Batista, afirmou que entende as solicitações e reconhece a realidade. “A solução para esses impasses não são simples, pois nossa secretaria trabalha com um orçamento planejado, mas garantimos fazer o possível para atender as expectativas até a próxima sexta-feira, que é o tempo para resolvermos a parte burocrática para o acréscimo dos novos ônibus” disse o secretário de educação.

Contente em poder debater com os alunos melhorias para um melhor desempenho na universidade, o chefe de gabinete, Dário Queiroz, disse que “trabalhamos dia a dia para consolidar Quixadá como uma cidade universitária, e para isso buscamos ajudar conforme nossas possibilidades” afirmou Dário.

Por fim, ficou marcada uma audiência pública para discutir a situação dos alunos na próxima quinta-feira, na Câmara Municipal, onde todos os municípios da região beneficiados com as instituições de ensino serão convidados.

Redação do portal Revista Central com informações da Assessoria de Comunicação da PMQ.

Escreva algo