Único caso suspeito de varíola dos macacos no Sertão Central é descartado pela Sesa

compartilhar no:
Na nova atualização da última sexta (1º), a Sesa descartou o caso em Caridade e em outros cinco municípios (Foto: reprodução Unsplash)

Região Central: A mais recente atualização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) sobre os casos de varíola dos macacos no Ceará, descartou o caso que era tratado como suspeito no município de Caridade. Era o único caso diagnosticado suspeito da doença, registrado até o momento em um município do Sertão Central.

No novo boletim a Sesa descartou o caso em Caridade e em outros cinco municípios: Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Cedro, Ocara e um em Fortaleza, na capital.

Apesar dos seis casos descartados, a Sesa confirmou no boletim que ainda existem oito novos casos da varíola dos macacos que aguardam o resultado do diagnóstico. Seis deles são em pacientes de Fortaleza. Os outros dois casos suspeitos são em Juazeiro do Norte e Guaramiranga.

“Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, diz Sesa.

Até o momento apenas um caso de varíola dos macacos foi confirmado no Ceará. A confirmação foi feita pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (29). O paciente contaminado é um homem de 35 anos, que mora em Fortaleza mas que teria viajado para o Rio de Janeiro e São Paulo.