Reitor da UniCatólica é empossado como membro da Academia Cearense de Administração

compartilhar no:
A solenidade de posse dos Imortais eleitos em 2021 foi realizada na Academia Cearense de Letras. Foto: divulgação

A Academia Cearense de Administração – ACAD, empossou na última quarta-feira (15/6), três novos Acadêmicos. A solenidade de posse dos Imortais eleitos em 2021 foi realizada na Academia Cearense de Letras (ACL), na Capital cearense.

Dentre os novos membros, está o Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James Chaves Bessa, que passou a ocupar a cadeira de nº 29. Juntamente com ele, foram empossados, também, os Administradores Francisco José Sampaio e Eleazar de Castro Ribeiro, ocupando as cadeiras de nº 30 e 31, respectivamente. De acordo com a ACAD, “das 40 Cadeiras da Academia, 31 estão ocupadas, a partir de então, por pessoas que se dedicam à Ciência da Administração no Estado do Ceará”.

Durante pronunciamento de posse, o Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James, ressaltou a relevância de compor uma das cadeiras da ACAD. “É uma honra incomensurável compor essa sociedade civil de natureza científica, técnica e cultural que tem por objetivo o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico científico, a difusão da ciência da administração e o estímulo à ação e o aperfeiçoamento dos administradores. Parafraseando o Papa Francisco “é obrigatório valorizar a história para construir um futuro que tenha bases sólidas, que tenha raízes e possa nos levar a um futuro fecundo”. Estamos prontos para fazer parte desta academia e firmamos nosso compromisso em torná-la cada vez mais forte, impoluta e sólida, na produção do conhecimento e na publicação de estudos e pesquisas, pois contribuir com a ciência já faz parte da nossa essência, do nosso dna. ”, destacou.

Durante solenidade, o Presidente da ACAD, Adm. Prof. Dr. João Alves de Melo, cumprimentou os confrades ingressantes e destacou que “a Diretoria manifesta sua satisfação pelo ingresso de três novos acadêmicos. Ao tempo em que saúda Marcos James, Francisco José Sampaio e Eleazar de Castro, faz votos de uma permanência com um forte elo no companheirismo e com grandes contribuições para a Ciência da Administração. Aguardamos ansiosos pela data do primeiro encontro”.

A Academia Cearense de Administração (ACAD) é uma sociedade civil de natureza científica, técnica e cultural que tem como missão promover o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, a difusão da ciência da Administração e o estímulo à ação e ao aperfeiçoamento dos Administradores e das Administradoras, com foco na discussão de temas relevantes e de interesse público.

O ingresso na Academia Cearense de Administração (ACAD) é feito por indicação de nomes e apresentação destes para uma Comissão indicada pela Presidência, que avalia os currículos com base em critérios pré-estabelecidos, como “reconhecida competência no exercício de atividades no campo da ciência da Administração” e “idoneidade moral”. A Comissão encaminha seu parecer à Diretoria, que aprova a avaliação e submete os nomes selecionados para eleição em Assembleia Geral, com a participação dos(as) demais Acadêmicos(as).

Com o ingresso de novos Imortais em seu quadro social, a Academia passa a ser composta por 31 membros, todos(as) profissionais de destaque em seus respectivos campos de trabalho. Dentre esses membros, encontram-se docentes, gestores(as) universitários(as), dirigentes de órgãos públicos, empresários(as), políticos de projeção nacional e estadual, dirigentes classistas, dentre outros.