Com reajuste feito pela Petrobrás, preço do Diesel fica mais caro do que a gasolina em Quixadá

compartilhar no:
Reajuste da petrobrás às distribuidoras fez o Diesel ficar mais caro no litro cobrado na bomba (Foto: RC)

Quixadá: Para quem até pouco tempo via no diesel uma alternativa para fazer economia, agora vive um pesadelo tal qual o dos motoristas com transportes movido a gasolina: o preço do combustível sofreu uma alta, a maior nos último quase 20 anos, e com isso já está custando mais caro do que a gasolina.

Em Quixadá, uma rápida volta pelo principais postos de combustível no Centro da cidade, evidenciam essa elevação nos valores do diesel, e mostram um cenário até pouco tempo difícil de se imaginar: o preço do tipo S-10 está saindo por um valor, em média, R% 0,60 centavos mais caro do que na última semana.

Essa reação ocorre por uma iniciativa da Petrobras, que depois de 60 dias sem intervir nos preços dos combustíveis, resolveu aumentar o valor repassado para as distribuidoras em 8%. Isso fez com que o preço fosse de R4 4,51, na média nacional, para R$ 4,91. E as perspectivas não são nada animadoras: os economistas aguardam novas altas em breve, já que ainda há uma defasagem de 17% no preço do litro da gasolina comum no mercado nacional e internacional, conforme projeta a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Assim, ainda este mês, é provável que a Petrobras anuncie um reajuste também para a gasolina.

A empresa justifica a elevação com o argumento de que o balanço global de diesel está sendo impactado, nesse momento, por uma redução da oferta frente à demanda.

“Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços do diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, informa a Petrobras em nota.