Choró completa 30 anos de emancipação e administrativa e elege sua nova Rainha do município

compartilhar no:
Vitoria Freitas representando o Distrito de Monte Castelo venceu a disputa (foto: divulgaçao)

Região Central: município de Choró realizou mais um concurso para a escolha de sua Rainha. A disputa durante o evento na sexta-feira, 25. A jovem Vitória Freitas, representando o Distrito de Monte Castelo é eleita.

Foi uma noite muito esperada por todos, as torcidas vibravam a cada apresentação, a elegância, o carisma, a simpatia, a beleza e desenvoltura de cada candidata abrilhantaram o evento.

No final, de Monte Castelo – Vitória Freitas eleita, em seguida a representante da Sede – Valdenice, na terceira colocação do Distrito de Maravilha- Mewry.

A estrutura montada na Avenida Nossa Senhora de Fátima para garantiu a segurança e tranquilidade para todos que participaram da festa. Junior Viana foi a atração principal da festa.

30 anos

Choró completa neste domingo 30 anos de emancipação política e administrativa. Foi desmembrado de Quixadá, quando ganhou status de Município. Hoje, tem cerca de 13.500 habitantes, segundo o IBGE

– O topônimo “Choró” vem do “chorron” que em tupi guarani significa “murmurar” ou “pássaro que tem um canto que parece um murmúrio”. Sua denominação original é Choró, sem haver alterações no decorrer do tempo.

– A região das nascentes do Choró (antigamente chamada de Boqueirão do Limão), está localizado entre as serras do Estêvão e de Quixeramobim. Antigamente era habitada por índios como os jenipapo-kanyndé, choró e quesito.

Seu núcleo urbano, surgiu devido aos projetos de combate a seca, entre 1932 e 1934. No lugar denominado Boqueirão do Limão foi construído o Açude Choró-Limão, oficialmente chamado de Tomás Pompeu Sobrinho. Do acampamento de operários empregados na construção deste açude surgiu o povoamento que cresceu ao redor da capela de São Sebastião e do açude, que depois se transformaria em município.

POLÍTICA
Desde 1993, o município teve os seguinte prefeitos:
– Otácio Dantas Filho, de 1993/1996.
– Públio Jorge Matias Dinelly, de 1997/2000.
– Públio Jorge Matias Dinelly, de 2001/2004.
– Iracy Duarte Dantas, de 2005/2008.
– José Antônio Rodrigues Mendes, de 2009/2012.
– José Antônio Rodrigues Mendes, de 2013/2016.
– Marcondes de Holanda Jucá (atual prefeito), de 2017/2020

– Marcondes de Holanda Jucá (atual prefeito), de 2021/2024