Quixeramobim, Solonópole e Irapuan Pinheiro firmam convênio para melhoramento genético de bovinos

compartilhar no:
Programa envolve, ao todo, 11 municípios cooperados (Foto: Agência Pará de Notícias)

Região Central: A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) assinou um acordo que envolve 11 municípios para distribuição de 3 mil doses de sêmen do Programa Mais Pecuária Brasil. A iniciativa é resultado do Termo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (CONAFER), entre eles estão três do Sertão Central.

Os esforços integrarão ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado por meio da doação de doses de sêmen de bovinos aos produtores familiares cearenses. Inicialmente serão contemplados os municípios de Iguatú, Quixelô, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Quiterianópolis, Jucás, Jaguaretama, Jaguaribe, Novo Oriente e Iracema.

Prefeitos e secretários de 10 dos 11 municípios-alvo do programa assinaram o TCT durante solenidade no auditório do Centro de Treinamento Pedro Meneses Coli (Fazenda Normal), em Quixeramobim. O encontro na Região do Sertão Central, maior bacia leiteira do Ceará, contou com a participação do secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra, do assessor especial da SDA, Taumaturgo Junior, e representantes de diversos municípios interessados na iniciativa.

De acordo com o assessor especial da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, até 12 mil doses de sêmen deverão chegar ao estado posteriormente na etapa de expansão da parceria entre a SDA e a CONAFER.

Atualmente a CONAFER detém o maior índice de difusão de material genético para agricultores familiares de todo o Brasil. Segundo o veterinário da entidade, Carlos Vinicius, responsável por acompanhar a execução com os estados do Norte e Nordeste além do sêmen outros investimentos são oferecidos pelo acordo. “Distribuímos os hormônios, a bainha e o congelador para estes sêmens oriundos de touros superiores”.

Para o especialista o esforço do Ceará em aderir à parceria é considerado louvável pela CONAFER ao fazer que com que pequenos produtores familiares tenham acesso à biotecnologia. “Por muito tempo este conhecimento da técnica de inseminação ficou na mão de poucos e na parceria com o Ceará esta tecnologia chega a todos”, ressaltou o representante da federação presente em 15 estados.