Apresentação de orquestra com sanfonas e entrega de nova sede da Banda de Música marcam aniversário de Quixadá

compartilhar no:
Entrega da nova sede ocorreu na presença do governador do Estado em exercício, Evandro Leitão (Foto: Márcio Guedes)

Quixadá: Os 151 anos de aniversário de emancipação administrativa e política de Quixadá foi marcado por diversas conquistas. Unidade básica de saúde, sistema de abastecimento do distrito de Cipó dos Anjos e a nova sede da Banda de Música, que foi totalmente reformada, foram entregues a população, que nos últimos anos sofria com a falta de atenção do poder público. E para comemorar todas essas realizações uma orquestra sanfônica, formada por mais de 10 sanfoneiros, celebrou, na noite desta quarta-feira (27), o Dia do Município.

O evento da orquestra sanfônica além de ter sido uma apresentação especial para os quixadaenses e autoridades presentes como o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira e o governador em exercício, Evandro Leitão, também, foi o momento de comemorar todas as conquistas inauguradas pela Prefeitura de Quixadá ao longo de toda a semana.

Na segunda-feira (25), por exemplo, a população do Jatobá, no distrito de Custódio, que estava sem local para atendimento médico, recebeu atenção da atual administração que fez com que as obras de reforma da unidade básica de saúde da localidade fossem retomadas e reinaugurou o equipamento. A unidade, que estava desativada há quase dois anos, foi reformada em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e custou um pouco mais de R$ 200 mil reais, um beneficio que vai aproximar cada vez mais os serviços de saúde da população.

Na terça-feira (26), um sonho esperado por mais de 40 anos pelas famílias do distrito de Cipó dos Anjos e das comunidades de Alívio dos Cancões, Café Campestre, Cipó dos Migueis e Monte Alegre foi realizado: O sistema de abastecimento de água, que beneficia as cinco localidades, foi inaugurado.

O sistema de abastecimento é uma obra viabilizada através de uma parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) com a Prefeitura de Quixadá. O projeto vai levar água para casas de mais de 250 famílias. As equipes de trabalho construíram dois reservatórios e cerca de 30 km de tubulação subterrânea foram instalados na região, o que vai garantir água potável e de qualidade a pessoas que sofriam com a seca.

No dia do aniversário da Terra dos Monólitos foi a vez de valorizar um dos equipamentos culturais que levam o nome de Quixadá para outros municípios: A Banda de Música Mestre Nabor Crebilon de Sousa, que além de receber 36 novos equipamentos musicais, teve sua sede reformada e reinaugurada durante a noite dessa quarta-feira. Formada por 25 bolsistas e sete músicos efetivos que são vinculados a rede municipal de Educação.

Ainda na noite dessa quarta-feira (27), a Prefeitura de Quixadá, por meio da Secretaria de Cultura, comemorou os 37 anos do Museu Histórico Jacinto de Sousa, com uma apresentação da Banda Mestre Nabor Crebilon de Sousa, uma visita guiada noturna, sarau poético e participação de diversos convidados, entre eles o prefeito Ricardo Silveira e a primeira-dama, Iaskara Silveira.