Ceará recebe doses de vacinas adquiridas junto ao Butantan; No Sertão Central, apenas Itatira não recebe

compartilhar no:
Ao todo, 108.060 pessoas receberão a primeira dose do imunizante da marca CoronaVac (Foto: Governo do Estado)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta terça-feira (28), a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 da marca CoronaVac, adquiridas pelo Estado junto ao Instituto Butantan, para 139 municípios que solicitaram os imunizantes. De acordo com as informações, na região do Sertão Central somente o município de Itatira não vai receber as doses. Todos os demais 18 municípios que compõem a área, vão receber os imunizantes.

Nestas cidades, segundo as informações do cadastro de vacinação na plataforma Saúde Digital, a população pendente de começar o esquema vacinal é de 108.060 pessoas. Os detalhes da distribuição dessas doses foram apreciados e estão em concordância com a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores da Sesa e das secretarias municipais de saúde.

No Sertão Central recebem as doses: Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

A aquisição direta do Governo do Ceará com o Butantan foi acordada em julho, com contrato inicial de três milhões de doses e aditivo regulamentando que as entregas e os pagamentos das vacinas serão realizados conforme demanda do Estado.

Uma primeira remessa, com 300 mil doses, chegou a Fortaleza na madrugada de quinta-feira (23). Com o envio das 108.060 doses nesta terça (28), ficam armazenadas como reserva técnica na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Sesa 41.940 primeiras doses para eventuais solicitações de outros municípios e 150 mil imunizantes para serem aplicados como segunda dose.