Vacinas vencidas: confira as explicações das secretarias de Saúde pelo Brasil

compartilhar no:
Vacinação Covid ubs asa sul Brasília-DF, 11/06/2021 Foto: Walterson Rosa/MS Foto: Divulgação

Após reportagem da Folha de S. Paulo indicar que 26 mil pessoas teriam recebido doses vencidas da vacina contra Covid-19 AstraZeneca, as secretarias estaduais e municipais de Saúde emitiram notas esclarecendo a situação.

Os 26 estados e o Distrito Federal informaram que houve erro na digitalização dos dados do Ministério da Saúde, mas que o público recebeu doses dentro do prazo. Mesmo assim, as secretarias têm instruído a investigação caso a caso, para suprir qualquer suspeita.

Apenas as cidades de Dracena, interior de São Paulo, e Alagoa Grande, da Paraíba, identificaram pessoas vacinadas fora do prazo.

Em Dracena, 80 pessoas receberam o imunizante vencido, especificamente nos dias 14 e 15 de abril. No entanto, a prefeitura percebeu o erro na mesma época, revacinando os prejudicados. Em Alagoa Grande, foram 72 pessoas afetadas em maio. No entanto, a revacinação começou há uma semana, por orientação do Ministério da Saúde.

Já no Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) publicou nota esclarecendo que nenhuma vacina foi distribuída fora da data de validade.

Em nota conjunta, o Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reforçam que todos os casos estão sendo investigados, mas que não descartam erro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

Com informações do Opovo