Preocupante: Açude pedras brancas não acumula água em 2021 e continua secando

compartilhar no:
Açude Pedras Brancas está com menos de 5,47% (foto: arquivo RC)

Região Central: Os dados são oficiais e preocupantes, essa é a classificação com os números do reservatório que abastece as cidades de Quixadá e Quixeramobim, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), responsável pelo gerenciamento e disciplinamento de mais de 90% das águas acumuladas no Estado.

Conforme a COGERH, nesta terça-feira (16) o açude pedras brancas tem apenas 5,47% (cinco virgula quarenta e sete por cento) de sua capacidade máxima. Apesar das chuvas, no primeiro dia de janeiro de 2021 essa situação estava bem melhor, com 6,12%.

Nos primeiros 74 dias do ano, o órgão esperava que o nível seria elevado positivamente, mas as chuvas não foram suficientes. Inúmeros açudes ao longo de seus rios e riachos estão longe de sangrar, o que dificulta a água chegar neste reservatório tão essencial.

Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registram que em janeiro choveu menos de 73.8% do esperado em Quixadá. A média esperada era 73.5mm, mas só foi registrado 19.3mm; fevereiro era esperado 94mm, mas só teve       72mm, menos 23.4%. Março está mais grave, até a metade do mês a FUNCEME só captou 52.1mm, a média 166.5mm, ou seja 68.7% do normal.

Açude tem apenas 5,47% (cinco virgula quarenta e sete por cento) de sua capacidade máxima.