Assembleia autoriza estado a comprar quase 6 milhões de doses da vacina russa Sputinik

compartilhar no:
Com projeto aprovado, Governo do Ceará poderá fazer compra de forma direta (Foto: redes sociais)

Em votação na manhã desta terça-feira (16), os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram o projeto de lei do Poder Executivo que permitirá a compra de doses da vacina russa Sputinik V, contra o Coronavírus, por parte do Governo do Estado. A intenção do Estado é adquirir de forma direta 5,87 milhões de doses para o reforço da campanha de imunização.

A sessão de terça última deliberou sobre três projetos voltados para o enfrentamento da pandemia no Ceará, sendo um deles a compra da vacina russa. Agora que o trâmite já foi votado e aprovado pelos parlamentares da casa, através do Sistema de Deliberação Remota, o estado poderá celebrar operação contratual para fornecimento de doses da vacina russa Sputnik V junto à empresa Limited Liability Company “Human Vaccine”.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), informou, no início da sessão remota, que serão adquiridas de forma direta 5,87 milhões de doses do imunizante. “Essa medida do Estado é fundamental para agilizar e garantir maior quantidade de vacinas para o Ceará e reforçar a campanha nacional de imunização, que atingiu 584.643 doses aplicadas até esta segunda-feira, 15 de março”, ressaltou.

Ciente de que teria seu pedido aprovado mediante uma articulação interna na casa, Camilo Santana ainda na segunda-feira se reuniu virtualmente com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres. Na ocasião, ficaram acertados os procedimentos de aprovação da Sputnik, o que deve ocorrer em 7 dias úteis após a entrada da documentação.

Nesta quarta-feira (17) mais um quantitativo de 187 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan, foram confirmadas pelo Ministério da Saúde que chegarão ao Ceará. “Imediatamente após a chegada, parte das vacinas será encaminhada para o interior por meio da nossa logística de distribuição. Além das vacinas enviadas pelo PNI, temos mantido contato com outros laboratórios para aquisição de mais imunizantes”, disse Camilo Santana.