Governo Federal aumenta taxa e conta de energia fica mais cara a partir desta terça (1º)

compartilhar no:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu reativar as bandeiras tarifárias nas contas de luz e estabeleceu patamar vermelho 2 para o mês de dezembro. Esse é o nível com condições mais cara para geração de energia e onde o consumidor paga um valor maior. Com o ajuste, por cada 100 kWh consumidos, o consumidor vai pagar R$ 6,24 a mais.

Em maio deste ano, por causa da pandemia do coronavírus, a Agência tinha baixado um decreto em que prometia manter até o fim do ano, o sistema de Bandeira Verde, quando o consumidor não é cobrado com taxas extras pelos quilowatt-hora consumidos. Mas neste início de semana, em reunião extraordinária, a diretoria da reguladora optou por revogar despacho de maio.

“Naquele momento a agência teve a sensibilidade de suspender o mecanismo de cobrança das bandeiras… mas neste momento, guardando a governança do setor elétrico brasileiro… se mostra necessário reativarmos a bandeira para conscientizarmos a população do uso racional e eficiente de energia elétrica”, disse o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz.

O Governo Federal jsutificou que o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e sinais de recuperação do consumo de energia, forçou o retorno do sistema de bandeiras tarifárias. Ontem, o Operadora Nacional do Sistema (ONS) informou que o nível dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que reúne maior capacidade de armazenamento de água para geração de energia, bateu em 18,11%.

Questionado sobre o aumento da conta de luz, o presidente Jair Bolsonaro se defendeu nesta terça-feira dizendo que os reservatórios estão com “níveis baixíssimos” e que, se nada fosse feito, haveria um risco de apagão.

 

Das agências Estadão Conteúdo, Reuters, O Globo, Agência Valor com adaptações