Banabuiú é o primeiro município do Ceará a receber câmara refrigeradora para armazenar vacina contra Covid-19

compartilhar no:
Câmara refrigeradora que chegou em Bababuiú. (Foto gentilmente cedida por Rianna Nobre)

Região Central: O município de Bababuiú foi o primeiro do estado a receber câmaras refrigeradoras para o armazenamento das doses de vacina contra o Covid-19. A distribuição do equipamento é de responsabilidade e faz parte do plano operacional de combate a pandemia.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), cinco municípios foram os primeiros a receber as câmaras refrigeradoras, sendo dois deles do Sertão Central. Além de Bababuiú também recebeu a câmara a cidade de Quixeramobim. Paraipaba, Paracuru e Itaitinga também elencam a lista.

As cinco cidades fazem parte de uma lista das que estão aptas a receberem as câmaras, no entanto, de acordo com a secretária de saúde de Bababuiú, Rianna Nobre, a cidade deve ter sido a primeira. “Eu postei (a imagem do equipamento) no grupo dos secretários. Quando eu postei, nenhum município tinha recebido”, disse Rianna.

As cinco novas câmaras refrigeradas têm capacidade para armazenar 200 litros, adequadas para as unidades que recebem até 9 mil doses de vacina por mês. Os equipamentos serão usados prioritariamente para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19.

A Secretaria da Saúde do Ceará adquiriu um total de 147 câmaras refrigeradas para os municípios, sendo 143 itens de 200 litros e 4 itens de 300 litros. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões. A previsão é de chegar mais 75 desses equipamentos até o dia 12 de janeiro.

O Estado já tem em estoque de 2 milhões de seringas e agulhas. Há previsão de chegada de outras 6 milhões na primeira quinzena de janeiro. Esses insumos hospitalares também serão usados prioritariamente para a vacinação contra a Covid-19.