Quixeramobim encerra 2020 como a cidade com o maior número de mortes por Covid-19 no Sertão Central

compartilhar no:
No auge, cerca de três a quatro pessoas morriam por dia em Quixeramobim (Foto: reprodução/Amazônia real)

Quixeramobim: A cidade de Quixeramobim vai encerrar o ano de 2020 amargando o pior dos títulos que, num ano marcado pela pandemia, um município poderia ter: a terra de conselheiro foi a que contabilizou o maior número de mortos provocado pelo Covid-19. Os dados foram contabilizados pelo Portal Revista Central na plataforma IntegraSUS.

Conforme os dados da Plataforma, do dia primeiro de janeiro de 2020 até esta quinta-feira (31), a cidade teve 104 mortes provocadas pelo Covid-19. A segunda cidade no ranking é Quixadaense, com 80 mortes. A diferença entre as duas cidades é de 24 óbitos.

Os dados do IntegraSUS divergem dos números que são informados diariamente pelo próprio município de Quixeramobim. Nas suas redes sociais oficiais, o município informa 106 mortes, duas a mais do que os dados do sistema da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A última morte registrada seria no dia 1° de dezembro.

Depois de Quixadá, aparece logo em seguida a cidade de Canindé, que durante todo o ano de 2020, registrou 80 mortes. Pedra Branca, Boa Viagem e Solonópole também tiveram números altos.

Na contramão deste ranking, Paramoti aparece como a cidade que durante todo o ano, teve o menor número de óbitos provocados pela pandemia do coronavírus: foram apenas três mortes. Banabuiú é o vice-líder do ranking oposto, com apenas quatro mortes no período.

Quixeramobim vivenciou no auge da pandemia, um dos momentos mais críticos do Sertão Central, com inúmeras mortes em períodos curtos. No auge, chegou a haver de três a quatro mortes por dia. A postura do prefeito Clébio Pavone, que foi derrotado no pleito deste ano, chamou a atenção da população pelo trabalho na cidade que parecia ser omisso frente ao aumento no número de casos.