Chuva do Cajú: Funceme aponta tendência a diminuição da pluviometria no Sertão Central

compartilhar no:
Tempo nublado indica chuvas nas regiões apontadas pela Funceme (FOTO: Marciel Bezerra)

Região Central: as chuvas fora do período da estação que são comuns nesta época do ano e conhecidas como Chuva do Cajú, devem diminuir a sua intensidade nos próximos dias entre os municípios do Sertão Central. Pelo menos, é esta a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O Balanço do órgão de meteorologia do estado apontam que para esta quinta-feira (12), as chuvas devem ser, ao longo de todo o dia, menos expressivas em relação às precipitações que foram registradas na última quarta-feira (11), quando as chuvas foram mais concentradas nas regiões do Sertão Central, Cariri e do Vale do Jaguaribe.

Conforme o boletim de pluviometria que traz as informações das chuvas das sete da manhã desta quarta (11) até às sete horas desta quinta-feira (12), nõa houve nenhum registro na região Central do Ceará. Até o momento foram registradas chuvas em 34 cidades do estado. A maior delas foi no município de Senador Sá, com 26 mm. Acaraú e São Gonçalo do Amarante também registraram chuvas.

Na próxima sexta-feira (13), o cenário deve ser menos favorável quando comparado com quarta e quinta-feira. A previsão, neste momento, é de nebulosidade variável em todas as macrorregiões, mas com possibilidade de chuva somente na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. As atuais condições mais propícias às precipitações se dão pela formação de áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano e a leste da região Nordeste avançaram em direção ao Ceará.