Funceme muda previsão e diz que chuvas de abril a junho serão dentro da média

compartilhar no:
Moradores registram chuvas na zona rural de Quixeramobim (Foto: reprodução)

O prognóstico climático elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o trimestre de abril a junho, aponta que o Ceará tem 30% de chances de chuvas abaixo da normalidade, 40% em torno dela e ainda 30% acima da média.

Esse prognóstico é diferente das previsões da quadra chuvosa, quando o órgão tenta mapear as condições climáticas do período que vai de fevereiro a maio. Mas como de costume, em abril o órgão de meteorologia lança um outro prognóstico, em que prevê as condições de chuva até o meio do ano.

“No Oceano Pacífico, o El Niño vem perdendo a força e a tendência de que, nos próximos meses, as condições do fiquem em torno da normalidade. Outro ponto considerado é o oceano Atlântico, que permanece muito aquecido, tanto no Norte como no Sul. Esse padrão tem favorecido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tem trazido boas chuvas aqui no Ceará”, explica Meyre Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme.

Nesta quadra, o balanço de fevereiro mostrou precipitações acima da normalidade, com um desvio positivo de cerca de 90%. Já em março, os acumulados ficaram dentro da média para o Ceará como um todo, porém, com os melhores resultados observados no centro-norte.

As previsões do tempo costumam oscilar bastante, por isso nem sempre podem ser consideradas com 100% de confiabilidade. Mas a maioria da população não considera este fator, e basta choveu um pouco mais do que o normal, para que a credibilidade da Funceme seja colocada à prova.

É o que está acontecendo agora. Com as chuvas expressivas dos últimos meses, muitos passaram a resgatar a previsão feita pelo órgão no início de janeiro, quando indicava que a quadra chuvosa tinha 45% de chance de ser abaixo da média, mas o que está sendo visto é um cenário relativamente diferente.