Pólo de Lazer do Eurípedes terá suas obras reiniciadas

compartilhar no:

Polo_lazer_euripides244Prefeitura fará algumas pequenas adaptações no projeto original, atendendo as orientações dos técnicos do Patrimônio Histórico.

Com o desejo de ver o retorno das obras da Reforma de Urbanização do Açude Eurípedes – Pólo de Lazer Lagoa dos Monólitos, bairro Campo Velho, o prefeito de Quixadá Dr. Rômulo Carneiro solicitou que o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto, agendasse uma reunião com o IPHAN, órgão responsável pelo embargo da obra, o que foi feito. 

Por volta das 14h da última sexta-feira, 14, o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Dr. Alexandre Jacó, recebeu em seu gabinete o prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, o Secretário de Urbananismo Carlos Augusto (Carlinhos), o Procurador Geral do Município Dr. Humberto Torres e o engenheiro civil Roberto Roque (Roró), para uma reunião que aconteceu na sede do órgão, em Fortaleza. Também participaram da audiência o engenheiro Ivanildo Soares, a procuradora Dra. Maria do Carmo e Luciene Lobo, chefe da divisão técnica da entidade.

Na ocasião, o prefeito Rômulo Carneiro apresentou a sua equipe às autoridades do IPHAN e logo solicitou que fosse feito uma explanação por parte do órgão, para que todos tomassem conhecimento do assunto. O engenheiro do Instituto, Ivanildo Soares, de posse da planta original apresentou as pequenas irregularidades do projeto, dentre elas, o recuo da pista de bicicross,  motocross e a retirada da passarela suspensa sobre o açude Eurípedes, além da existência de algumas edificações. O motivo alegado pelo Instituto é que ambas avançam a área poligonal dos monólitos tombados em setembro de 2004 pelo patrimônio nacional. Dúvidas e indagações foram amplamente discutidas com o objetivo de se encontrar uma solução definitiva para o impasse.

Como encaminhamento, ficou acertado que a Prefeitura atualizará a planta, readequando-a  a atual situação em que se encontram as edificações construídas, corrigir a pista de bicicross que está dentro da área tombada, alocar edificações já existentes como residências, nomes de ruas e em seguida enviar para a análise dos técnicos  do Patrimônio Histórico.

Ainda na capital, enquanto o prefeito Rômulo Carneiro se deslocava para o cumprimento de outra agenda, o secretário Carlinhos e o engenheiro Roberto Roque, se dirigiram para o escritório do engenheiro e arquiteto, Marcos Nogueira, para providenciarem a planta original do projeto.  

Após a audiência, as autoridades falaram ao Portal Revista Central, o secretário Carlinhos disse estar muito otimista com relação às indicações das pendências anunciadas por parte do órgão, afirmou ser problemas que podem ser resolvidos rapidamente, visto que, as adequações exigidas pelos técnicos do IPHAN, são simples e fáceis de serem solucionadas. Nesse sentido, por todo o dia desse sábado, dia 15, o secretário Carlinhos e o Dr. Roberto Roque, estiveram no trecho da obra com o objetivo de acelerar o processo de regularização do projeto.

Sensato, o superintendente do Instituto, Dr. Alexandre Jacó, demonstrou interesse em solucionar o problema. “O projeto está em fase de regularização, precisa apenas que sejam feitas alterações do projeto original, pois algumas construções se aproximaram em demasia da área tombada. Por serem algumas reduções de área construída, acredito que não demorará muito tempo, e em breve teremos a solução”, disse.

Já o prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, se prontificou a atender todas as recomendações, e lembrou que os recursos para o retorno das obras estão assegurados. “Na semana passada estive no Governo do Estado e assinei o aditivo da Urbanização da Lagoa do Eurípedes, e em Brasília, antes do Lula sair, ele nos convidou e anunciou o repasse do PAC II, que em Quixadá beneficiará a Urbanização do Eurípedes e da região próxima ao Condomínio Habitacional da Palha, contemplando ainda a substituição das casas de taipa existentes, por alvenaria”, afirmou.

Serviço:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Rua Liberato Barroso, 535, Centro, Fortaleza/CE  (Praça José de Alencar)
Telefone (85) 3221-2180

Prefeitura Municipal de Quixadá
Rua Tabelião Enéas, 649, Centro, Quixadá/CE
Telefone: (88) 3412 – 3865 
Engenheiro Civil da PMQ

Roberto Roque Pires (Roró)
Edifício Comercial Aguiar 
Endereço: Avenida Pláscido Castelo, 2000, Altos – Quixadá/CE
Telefone: (88) 9251- 0365


Matéria Relacionada

Comitiva da prefeitura de Quixadá busca solução para obra embargada

Escreva algo