Chesf investe R$ 2,8 milhões em projeto após construir linha de Banabuiú a Mossoró; entenda

compartilhar no:
Projeto fai reflorestar área do Rio Jaguaribe (Foto: Governo do Ceará)

A Companhia Hidroelétrica de São Francisco (Chesf) iniciou, após 24 anos, um projeto de reflorestamento em forma de compensação a um prejuízo ambiental que a empresa causou, ao construir uma linha de transmissão de energia, saindo de Banabuiú com destino ao Rio Grande do Norte.

Concluído nos anos 2000, o linhão de transmissão gerou um passivo da Chesf com o Governo do Ceará, na qual ela se comprometia a reflorestar área ambiental que era protegida por lei, e que foi desmatada para que as obras ocorressem. O investimento é de R$ 2,7 milhões.

Intitulado de “Cílios do Jaguaribe” (em alusão ao tipo de mata denominada ciliar) o projeto foi lançado em uma solenidade em Iguatu, nesta terça-feira (2), e prevê a recuperação de 35,45 hectares, entre Iguatu e Arneiroz, de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, com o plantio e manutenção de mudas nativas.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), vão atuar em parceria com a Chesf, fornecendo apoio e asisstêcia técnica nas ações florestais.