Açude Quixeramobim completa dez dias sangrando em 2024, mas volume começa a diminuir

compartilhar no:
Reservatório começou a diminuir sua lâmina de sangria após dez dias (Foto: reprodução youtube)

Quixeramobim: O açude deste município completou dez dias de sangria este ano. Com a diminuição das chuvas e dos aportes, o volume de água que verte no sangradouro começou a dimimunir e a capacidade do açude também começa a baixar depois de suscessivos dias em que ele mais recebia água do que liberava.

Na manhã desta segunda-feira (15) o Quixeramobim sangrava com uma lâmina de 40 centímetros. O reservatório tem uma capacidade de asmazenamento de 107 milhões de metros cúbicos, mas com 102 mil metros ele já começa a sangrar. Ontem, estava com 102,40 milhões de metros cúbicos.

Também na segunda, de acordo com as informações da Cogerh, o volume de água no açude apresentou sua primeira queda neste mês de abril. Desde o dia primeiro, ele vinha ganhando volume e embora viesse liberando água, o total que ele recebia era sempre superior ao que ele despejava.

Segundo a Cogerh o volume do Quixeramobim na segunda era de 102,40 e um dia antes era de 102,43, uma queda de três centímetros, a primeira do mês de abril. Nesta terça o volume de água que verte no sangradouro é bem menor, se comparado com os dias anteriores. Além disso, o mato que há na montante do açude, causou uma barreira em dois espaços do sangradouro.