Operação Semana Santa 2024 começa nesta quinta-feira (28) com reforço de 5 mil PMs e blitz nas estradas

compartilhar no:
Fiscalização visa coibir acidentes nas CEs e BRs (Foto: divulgação)

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, a partir das 18 horas desta quinta-feira (28), a “Operação Semana Santa 2024”, que será finalizada às 6 horas da manhã da próxima segunda-feira, 1º de abril. As ações serão realizadas em todo o Ceará, contando diariamente com o trabalho de 5.171 agentes da Segurança Pública.

A ofensiva é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Ao todo, serão 4.352 policiais militares, 180 policiais civis, 504 bombeiros militares, 73 servidores da Pefoce e 14 profissionais da Coordenadoria de Inteligência (Coin), seis da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e 42 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, totalizando 5.171 agentes de segurança, que atuarão, diuturnamente, durante os quatro dias de feriado no Ceará.

Nas CEs, 337 policiais militares do BPRE atuarão em ações preventivas e ostensivas, com o objetivo de promover mais segurança e fluidez nas rodovias estaduais durante a Operação Semana Santa. A fiscalização será intensificada para coibir o excesso de velocidade, o consumo de álcool ao volante e outras infrações de trânsito, com objetivo de reduzir acidentes e dar segurança aos usuários. Os PMs contarão com 41 viaturas, 84 motocicletas, 15 guinchos, 27 postos fixos e nove Postos de Fiscalização Avançados.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizará o trabalho preventivo em locais onde haverá aglomeração de público. Os 504 bombeiros militares irão atender as ocorrências envolvendo salvamento aquático, além de fiscalizar a segurança contra incêndio e pânico das edificações, bem como as emergências médicas pré-hospitalares.