Ministério da Saúde faz estudo em Quixadá para levantar dados do impacto da Covid-19

compartilhar no:

Vacinação durante esquema de rodízio, em 2021, em Quixadá (Foto: Márcio Guedes/arquivo)

Quixadá: O Ministério da Saúde está fazendo um estudo com 33.250 em todo o Brasil que tiveram a Covid-19, para descobrir os impactos da doença. 133 municípios brasileiros foram escolhidos para participar do estudo. Seis deles são do Ceará e entre eles está o município de Quixadá.

O estudo, denominado Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil, é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e encomendado à Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid ou covid longa, classificadas como sequelas da doença.

A expectativa do ministério é que o período de coleta dos dados dure entre 15 e 20 dias. A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios selecionados. No Ceará, além de Quixadá também participam do levantamento Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Crateús.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 20% das pessoas infectadas, independentemente da gravidade do quadro, desenvolvem condições pós-covid. O que o estudo vai fazer é ouvir essas pessoas para saber detalhes de vacinação, histórico de infecção, sintomas de longa duração e os efeitos da doença sobre o cotidiano.

Equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores. Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio. Somente uma pessoa por residência responderá ao questionário. Para auxiliar com o processo de divulgação e esclarecimento da população, as prefeituras das 133 cidades envolvidas no estudo foram comunicadas do trabalho – por meio de suas secretarias municipais de Saúde.