As fortes chuvas registradas em Santa Quitéria nesta terça-feira (27) fizeram o rio Jacurutu transbordar e invadir casas próximas. Cerca de 150 famílias foram afetadas. Relatos descrevem uma situação preocupante, com a água invadindo residências e estabelecimentos comerciais de forma avassaladora.
De acordo com moradores a cheia do rio é a maior desde 1996. Em 28 anos não se via algo assim. A previsão é de que o rio continue recebendo uma grande recarga de água nas próximas horas, elevando ainda mais o nível.
Alguns pais precisaram contar com a ajuda de um trator para possibilitar a travessia de volta para casa de seus filhos, que haviam ido para a escola. Um supermercado teve grande parte do seu estoque destruído depois de ser invadido pela água. Os trabalhos de uma fábrica no município precisaram ser interrompidos.
De acordo com dados da Fundação Meteorológica do Estado do Ceará (FUNCEME), neste mês de fevereiro, o nível de chuva do município está em 346.5 milímetros, quase três vezes acima do considerado normal (140.3mm). As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e pedem cautela à população, especialmente aos que residem nestas áreas vulneráveis.
Em seu perfil no Instagram, a prefeitura de Santa Quitéria informou aos moradores sobre o trabalho conjunto que está sendo realizado para prestar auxílio à população atingida.
Com texto de Thiago Rodrigues, do site A Voz de Santa Quitéria