Inmet acerta previsão após chuva em 176 municípios e emite novo alerta de ‘Perigo’

compartilhar no:
Rio Batoque, no município de Hidrolândia, transbordou e deixou moradores ilhados (Foto: reprodução)

Desta vez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu, e acertou: choveu forte, muito forte, em praticamente todo o estado do Ceará. E o órgão emitiu mais um alerta de “Perigo” para todo o estado, indicando que as chuvas devem continuar pelo menos pelas próximas 24 horas.

Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), entre as sete da manhã de terça-feira (27) até às sete da manhã desta quarta (28), foram registradas chuvas em 178 municípios, mas esse número pode ser maior. Itaitinga e Tarrafas não confirmaram nenhuma informação para a Funceme, apenas Umari e Ipaumirim confirmaram que não houve chuvas.

O Inmet havia emitido um alerta de Perigo, o que corresponde ao grau dois na escala que vai de um a três, alertando sobre fortes chuvas no Ceará entre a manhã de terça e quarta, e foi o que aconteceu. Em mais de 20 municípios as chuvas ultrapassaram os 100 mm. As maiores foram em São Gonçalo do Amarante, com 189 mm; Granja com 188 mm e Paracuru, com 170 mm.

E nesta quarta o INmet renovou seu aviso de alerta, e voltou a dizer que todo o Ceará está sob risco de fortes chuvas até às dez da manhã desta quinta-feira (29). As precipitações poderão vir acompanhada de raios, ventanis e, em alguns casos, podem causa queda de árvores e alagamento de ruas e bairros.

A Funceme também corrobora a previsão do órgão nacional de meteorologia, e diz que “o Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (1º). Este cenário previsto se dá pela tendência de permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do estado”.