A cada ano, os cristãos recebem uma pequena cruz de cinzas na testa, marcando o início da Quaresma durante a Quarta-feira de Cinzas. Este momento não apenas encerra o carnaval, mas também inicia um período de 40 dias de reflexão e penitência que culmina na Páscoa.
A Quarta-Feira de Cinzas, seis semanas e meia antes da Páscoa, é considerada pelos católicos como uma preparação crucial para o evento que marca a ressurreição de Jesus Cristo. Originada em 325 d.C., a Quaresma era inicialmente uma fase preparatória para batismos, em homenagem aos 40 dias de jejum de Jesus no deserto antes de começar seu ministério.
Hoje, os cristãos veem a Quaresma como um período de reflexão e arrependimento, simbolizado pela cruz de cinzas que representa a mortalidade e a penitência por seus pecados.
Essas cinzas são feitas das palmas queimadas do Domingo de Ramos anterior, uma tradição que remonta à chegada de Jesus a Jerusalém antes de sua crucificação e ressurreição.
A Quarta-Feira de Cinzas estabelece o tom para a Quaresma, um tempo considerado para auto-aperfeiçoamento. Embora as restrições alimentares tenham sido flexibilizadas pelos católicos romanos durante a Segunda Guerra Mundial, muitos ainda optam por formas de abnegação, como evitar álcool ou mídias sociais.