
Fiéis relataram que ficaram com ardência, reação alérgica e até queimadura de 2º grau na testa após participarem da Missa de Cinzas, realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, no interior do Ceará, na última quarta-feira (5).
Segundo as vítimas, as reações na pele ocorreram após o momento em que o padre pega um punhado de cinzas e faz uma cruz na testa dos fiéis. A imposição das cinzas é um ritual da Igreja Católica que simboliza penitência e arrependimento pelos quais as pessoas passarão no período da Quaresma.
De acordo uma mulher, que terá a identidade preservada, ela e o marido ficaram com a testa ardendo assim que o padre passou os cinzas.
“Assim que a gente recebeu as cinzas, eu e meu esposo, a gente sentiu que estava ardendo muito, ardendo, como se estivesse queimando mesmo. Meu esposo ainda conseguiu tirar o excesso das cinzas, mas a gente nunca imaginou que iria queimar, nunca passou pela nossa cabeça que isso iria acontecer, então a gente não se preocupou muito”, relatou a mulher.
Ainda conforme a vítima, o chegar em casa, ela percebeu a gravidade, um dia depois buscou atendimento em um posto de saúde e foi informada que teve uma queimadura de 2º grau.
“Começou com uma vermelhidão no local, mas eu só vi quando cheguei em casa, quando fui lavar o rosto. No outro dia a gente procurou a paróquia e foi informado que muita gente tinha procurado a igreja, por conta de queimaduras causadas pelas cinzas. Meu marido também ficou com uma marca, mas não foi tão grave como a minha”, disse a mulher.
Um casal que estava na mesma celebração também sentiu a queimadura. Apesar do incômodo, o homem e a mulher só retiraram o produto quando chegaram em casa.
“Assim que colocamos na testa ardeu bastante e doeu um pouco. Acredito que tenha queimado só em peles mais sensíveis”, falou a jovem.
O mesmo ocorreu com outra mulher que estava na missa. No caso dessa, o marido chegou a ficar com bolhas na testa.
“A queimadura não foi grande, começou a incomodar logo após a imposição das cinzas. […] No momento ele me falou que estava sentindo um ardor e não dei importância. No outro dia ficou a marquinha com uma bolha”, relatou a mulher, que também terá a identidade preservada.
Uma das pessoas que teve reação na pele entrou em contato com a paróquia e recebeu uma mensagem com orientações de como proceder para cuidar da queimadura.
A Arquidiocese de Sobral informou que as reações citadas pelos fiéis já ocorreram algumas vezes em outras ocasiões, em anos passados, inclusive em outras paróquias. Mesmo assim, o rito aconteceu normalmente como todos os anos.
“Pela manhã, as cinzas foram colocadas sem muita água, e logo a tarde, após a benção das cinzas, ao serem molhadas o rito transcorreu normalmente com a imposição nos fiéis. Por sua vez, após a celebração alguns relataram o desconforto, que não sabemos a causa”, disse a Diocese de Sobral.
Com informações do Portal G1