Ceará volta a ter alerta de ‘Perigo Potencial’ por risco de chuvas e ventos fortes

compartilhar no:
Tendência é de chuva na região do Sertão Central (Foto: reprodução Facebook)

O Ceará todo está sob alerta de “Perigo Potencial”, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso vem sendo mantido há cerca de uma semana no estado e indica chuvas e ventos fortes.

De acordo com o Inmet, a previsão indica chuvas que podem chegar a 50 mm em um único dia, podendo vir acompanhadas de ventos que podem chegar a 30 km por hora. Numa escala que vai de um a três, o Perigo Potencial é o de menor risco, se igualando ao graum de nível um.

Todo o Ceará, incluindo os 19 municípios do Sertão Central, estão incluídos no aviso, que tem validade até às 10h deste domingo (18), podendo ser renovado ou não, a depender de novos fatores meteorológicos.

Por conta dos riscos que as chuvas fortes trazem, o órgão de meteorologia orienta que as pessoas evitem ficar debaixo de árvores, e também não façam uso de equpamentos elétricos durante a chuva, sob o risco de queda de raios, que é baixa mas que pode acontecer.

Apesar de ser vista como uma ciência falha na maioria das vezes, a meteorologia nos últimos dias tem se confirmado no Sertão Central. Um dos registros mais recentes foi a chuva na última terça-feira (13) em Quixeramobim. Ruas ficaram alagadas e o hospital Pontes Neto foi tomado pelas águas. O fenômeno foi previsto pelo Inmet.

Acompanhando as previsões do Inmet, as chuvas dos últimos tem sido constante na região Centro do estado. Nas últimas 24 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), choveu em 32 municípios. O maior registro foi em Granja, na região Norte, com 46 mm. Apenas dois municípios do Sertão Central registraram chuvas: Boa Viagem, com 16 mm, e Canindé, com 3 mm.