Polícia Civil de Quixadá elucidou 44% dos homicídios em 2023 e 139 pessoas foram presas

compartilhar no:
Apesar da equipe pequena, mais de 250 investigações foram concluídas em 2023 (Fotos: acervo pessoal)

Quixadá: O crime compensa? A pergunta sociológica que divide opiniões até hoje, esbarra numa resposta quase definitiva em Quixadá, que se revela a partir de dados do trabalho da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC). 44,% dos homicídios de 2023 foram elucidados e quase 140 prisões foram efetuadas.

Os números constam em um relatório interno, ao qual o Revista Central teve acesso com exclusividade. O furo de reportagem aqui se dá por uma boa causa: evidenciar que apesar da sensação de inseguraça que paira sobre a cidade, o trabalho da Polícia tem sido à altura, e mostra que em Quixadá o crime não compensa.

De acordo com o relatório o número de resolubilidade de homicídios investigados pela DRPC, quase triplicou nos últimos três anos. Em 2021 o índice de resolução dos crimes era de 15,9% e a equipe concluiu aquele ano com um índice sete por cento maior.

Em 2022 metade dos crimes foram solucionados e no ano passado 44,23% tiveram seu desfecho descoberto. Todo esse trabalho é conquistado com uma equipe minúscula frente ao resultado que a sociedade cobra: um delegado, dois escrivães e quatro inspetores.

Entre pedidos de prisão e flagrantes, foram quase 140 registros no ano passado.

Trabalho desafiador

Apesar do desafio que existe entre investigar a violência numa cidade de quase 100 mil habitantes com uma equipe de apenas sete pessoas, os resultados são expressivos. Para se ter uma ideia em 2023 foram 139 prisões. 66 delas realizadas pelas equipes da DRPC. Outras 73 foram pedidas pela equipe com base na elucidação de crimes de organização criminosa, homicídio e tráfico.

No ano que passou a DRPC de Quixadá concluiu 258 investigações, “elucidando crimes e, ao mesmo tempo, possibilitando que a delegacia possua um trabalho mais focados nos delitos mais recentes”, diz um trecho do relatório ao qual o RC teve acesso.

Diferente da Polícia Militar, que é ostensiva (existe para prender), a Polícia Civil atua no eixo investigativo. Quando se diz que crimes foram investigados e concluídos, significa que a Polícia Civil descobriu porque aquele crime aconteceu, quais as causas por trás dele, quem está envolvido e como ele ocorreu.

Em outras palavras isso significa descobrir os bastidores de quem se atreve a desafiar a segurança pública, deixando claro que, se houver crime, a equipe da Delegacia Regional de Quixadá vai descobrir quem são os envolvidos, e mais cedo ou mais tarde, eles serão presos.