Quatro municípios do Sertão Central pode colapsar até junho se inverno não for bom

compartilhar no:
Barragem em Quixeramobimdurante sangria em 2023 (Foto: Edilailson Fidelis)

Região Central: A situação do abastecimento em quatro municípios do Sertão Central pode chegar a um alto nível crítico, caso o inverno não garanta chuvas para reabastecer açudes. Ibicuitinga, Milhã, Itatira e Quixeramobim podem enfrentar um cenário desafiador.

As informações foram confirmadas pelo superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo Ferreira, ao jornal Diário do Nordeste. Nos estudos do órgão, caso o inverno não traga boas chuvas, estes municípios podem entrar em colapso até junho deste ano.

O nível crítico alto é o maior de uma escala de um até quatro, que mede a emergência nas questões ligadas ao abastecimento nos municípios cearenses. Estes municípios já estão inseridos em um relatório que mede os impactos da seca em 2024, e ações de contigência deste nível crítico, como perfuração de poços e construção de adutoras, estão previstos.

Alguns casos chamam a atenção, como em Milhã. O município foi impactado pelas cheias em 2023. O nível de água devido às chuvas invadiu bairros e provocou até a evacuação de áreas de risco. MIlhã parecia aquelas cidades do sul que sofrem com a chuva e com cenas que a gente antes só via pela televisão. Mesmo assim, pode enfrentar nível crítico este ano.

Quixeramobim revela outra curiosidade. O açude, que garante o abastecimento do município, mesmo enorme e tendo enchido a ponto de sangrar em 2023, não será suficiente para garantir o abastecimento humano este ano, e por isso o município está em alerta para um nível crítico alto no abastecimento até junho.