Se depender da água que vem do céu para ter uma vida melhor, o sertanejo viverá um 2024 difícil. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulgou o prognóstico da quadra chuvosa e confirmou que as chuvas devem ficar abaixo da média. A probabilidade que isso ocorra é de 45%.
Os númemeros foram divulgados agora de manhã, em uma reunião na Casa Civil, que reuniu outros órgãos de segurança hídrica estadual. A previsão vale para os meses de fevereiro a abril. Na ocasião a Funceme também divulgou detalhes do plano de ações estruturantes emergenciais contra a seca.
De acordo com o prognóstico as chuvas nos três primeiros meses do período chuvoso tem ainda 40% de chances de ficarem dentro da média, o que significa que seria dentro do que é esperado. Há ainda 15% de chances de ficarem acima da média.
Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme, já havia sinalizado durante a divulgação do prognóstico em 2023, que este ano eram grandes os riscos de que as chuvas ficassem abaixo da média. Os estudos dos meteorologistas confirmaram isso.
A média chuvosa é o quanto a Funceme espera de chuva, em milimetragem, em todo o Ceará. O número é elaborado a partir da quantidade de chuvas num intervalo de tempo e a média encontrada, entre as maiores e as menores quantidades. A média do Ceará para fevereiro a abril é de 510 mm.
A previsão da Funceme contraria o que disseram os profetas e profetisas da chuva, no encontro realizado no último dia 14 de janeiro em Quixadá. Eles foram unânimes em dizer que 2024 seria de boas chuvas e que alguns açudes e rios chegariam a transbordar.