Orkut vai voltar? rede social surgiu há 20 anos e criou hábito de xeretar vida alheia

compartilhar no:
Página inicial do Orkut na sua criação em 2004 (Foto: divulgação)

Considerada a primeira grande rede social do Brasil, o Orkut fascinou jovens no início dos anos 2000 e passou uma década no ar. Esta semana a plataforma completou 20 anos e a data veio acompanhada de um boato: o Orkut corre o risco de voltar?

Essa conversa ganhou força desde 2022 quando Orkut Buyukkokten, o engenheiro de software que criou o Orkit (a plataforma é uma homenagem ao seu criador, que tem o mesmo nome), revelou que iria reativar a rede social.

De fato, isso ocorreu em 2016 quando Orkut Buyukkokten lançou a Hello! uma rede social que não pegou muito e acabou caindo no esquecimento. Volta e meia o criador da plataforma faz declarações e dar entrevistas dizendo que vai voltar com o site, mas o fato é que até agora, o Orkut tal como conhecemos, não tem previsão de voltar e ninguém sabe ao certo quando ou mesmo se isso vai ocorrer.

História

O Orkut foi criado em 2004 e se filiou ao Google. A ideia do site de relacionamentos era expandir o círculo social de seus usuários, que podiam adicionar pessoas, participar de comunidades virtuais, deixar “scraps” no perfil de alguém e até avaliar seus contatos como “legal”, “confiável” e “sexy”.

Cerca de 80% dos usuários do Orkut, de acordo com repportagens da época, eram brasileiros. O Brasil foi o País onde a ideia mais vingou entre usuários. As comunidades fazia um enorme sucesso. Uma delas, considerada a mais famosa, “Odeio acordar cedo”, chegou a ter mais de seis milhões de participantes.

Com o orku veio a prática de xeretar a vida do outro, bisbilhotar o que as pessoas faziam ou pensavam, e como poderíamos dar nossa opinião com scraps a favor ou contra. Esse hábito se perpetuou e ganha força até hoje.

Em 2014 o projeto foi encerrado porque a rede social já não era mais tão famosa, e também porque àquela altura o Facebook estava mais em expansão. Na ocasião, o Google anunciou que a desativação ocorria por conta do crescimento de outros serviços da empresa.