Prefeitura no interior do Ceará é a primeira a cancelar festa do carnaval em 2024

compartilhar no:
Festa em Carnaubal é uma das mais tradicionais da região da Ibiapaba (Foto: reprodução YouTube)

O primeiro caso de prefeitura do Ceará que desiste do Carnaval está confirmado: é a cidade de Carnaubal, na região da Serra da Ibiapaba. A gestão afirmou que vai cancelar a festa para não ter gastos e desta forma investir em serviços mais importantes.

Foi o prefeito José Welinton Souza (PDT) quem anunciou nas redes sociais da Prefeitura de Carnaubal, sobre o cancelamento do evento. “Fizemos uma avaliação das prioridades do município e tomamos a decisão de não realizar o Carnaval conforme gostaríamos, mas decidimos priorizar os serviços essenciais para a nossa população”, destacou o prefeito.

A decisão foi tomada, conforme José Welinton Souza, para que ações na área da saúde, educação e infraestrutura, fossem executadas. Obras que estão em andamento e outras já prontas para serem entregues, também pesaram na decisão.

Carnaubal é um ds destinos mais famosos na região da Ibiapaba. No ano passado o município foi alvo de uma recomendação do Ministério Público do Ceará (MPCE) para que não gastasse tanto com a contratação de artistas e estrutura.

Por ser uma tradição nacional, o cancelamento de um carnaval pode, sim, trazer desgastes para a Prefeitura de Carnaubal, mas são grandes as chances de que a decisão não se transforme um grande problema. O município costuma fazer bons investimentos dos recursos público e garantir um retorno satisfatório. Uma prova disso está em um prêmio que uma escola pública do município ganhou, num concurso onde concorria até com escola dos Estados Unidos.

Se alguns prefeitos vêem a folia de momo como uma prioridade secundária, há quem faça do carnaval uma prioridade máxima. É o caso de Aracati, famoso por anualmente investir grandes volumes de dinheiro, sob a justificativa de que o retorno na economia local é sempre maior e garantido. Este ano, por exemplo, a prefeitura já confirmou Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Xand Avião e ao menos outras nove atrações e vai desembolsar R$ 2,5 milhões.