Em dez dias, já choveu em Quixadá quase metade do volume esperado para o mês de janeiro

compartilhar no:
Funceme já registrou 27mm de chuva em Quixadá neste mês de janeiro (Foto: Funceme)

Quixadá: Pode não parecer, mas as chuvas em Quixadá nos dez primeiros dias de janeiro deste ano, já contabilizaram quase a metade do que é esperado em média para todo o mês. Os dados foram confirmados pelo Revista Central na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

A média histórica contabilizada pela Funceme nos meses de janeiro em Quixadá é de 67mm. Isso significa que esse é o volume de chuvas esperado, podendo variar para mais ou menos.

Até a manhã desta quarta-feira (10) já havia chovido o equivalente a 27.5mm, conforme a Funceme, o que corresponde a cerca de 40%. Na ponta do lápis, os números parecem mentir, uma vez que a sensação que a população tenha é de que choveu bem menos, mas os dados da Funceme são seguros.

No mês de dezembro as chuvas no Ceará foram acima da média. O observado, considerando todo o estado, foi de 37,1 milímetros, o que representa um desvio positivo de cerca de 17% em relação à média, que é de 31,6 mm, porém, ainda dentro da faixa de normalidade para o período.

O saldo positivo, ainda que inexpressivo considerando aporte hídrico, se deu, principalmente, pela precipitações que ocorreram entre os dias 18 e 22 do mês passado, devido á atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).