TRE-CE encerra apuração e confirma eleição de 11 vereadores em Alto Santo; veja os nomes dos eleitos

compartilhar no:
Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares, anulando de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total (foto: TRE-CE)

Após eleição suplementar realizada neste domingo (3), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou a apuração dos votos das eleitores e eleitoras nas urnas eletrônicas e confirmou os 11 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Alto Santo. Eles permanecerão no cargo até 31 de dezembro de 2024.

Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total, e na determinação, pelo TRE, de novas eleições. Diante disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedido de liminar para suspender o pleito, sob o argumento de que a anulação atingiu vereadores eleitos em 2020 pela legenda.

André Cabó
Levi Damasceno
Genileuda
Luan Seguros
Rennio
Vei Chico
Felipe Mercier
Rogerio
Neidinha
Maninho
Vinicius de Acrizio

O presidente do TRE-CE, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, reforçou o êxito do pleito. “Com muito orgulho, a Justiça Eleitoral do Ceará realizou com perfeição a eleição suplementar em Alto Santo. A dinâmica imposta com a nova secretaria de eleições do Tribunal mostrou que teremos, em 2024, um pleito transparente, onde a democracia prevalecerá mais uma vez”.

Para o processo, 11.909 cidadãos(ãs) estavam aptos a votar no município, distribuídos em 21 locais de votação e 51 seções no total. Mais de 80 policiais militares e oito policiais federais garantiram uma eleição tranquila em Alto Santo, que não registrou nenhuma ocorrência neste domingo (3).